professorleandrocesar - logotipo

Bukan

School of Krav-maga

professorleandrocesar - logotipo

Bukan

School of Krav-maga

A história da Bukan


Símbolo/Escudo da Escola/Bukan

Apesar de muitos falarem ao contrário, a verdadeira e original Escola de Krav-Maga, criada por Imi Lichtenfeld, é a Escola BUKAN! Quem rodou um pouco no mundo procurando por Krav-maga, deve ter percebido certas "bizarrices" que cercam esta Arte Marcial, que aliás, uma das concorrentes insistem em dizer que não é arte marcial(futuramente, será uma boa fazer um post sobre isto); Este, para começar, é só um dos fatos, que rondam está prática incrível, que tem como objetivo a defesa pessoal. Mas, falar nem sempre adianta, o interessante é ir além e começar a praticar, não é mesmo?

O interessante é notar que alguns praticantes da nossa escola, já passaram por uma destas outras escolas e relatam muitas vezes, que há um diferença absurda no nível entre as escolas, claro, que falando muito bem da nossa Escola Bukan. Citando apenas um exemplo, já disseram que o nível de técnica da nossa escola é tão alta, que falaram que um dia de treinamento na nossa escola é igual dois meses na outra; não foi exagero deles, eles estavam se referindo ao refinamento, aos detalhes das técnicas, que são aprendidas com o nosso Grão-Mestre Yaron Lichtenstein. Este e outros comentários parecidos, surgiram durante um dos vários treinamentos longos que acontecem em nossa escola. Espero, que o seu interesse passe além destas linhas. Veja a seguir, Etapas históricas da nossa escola que já completam 43 anos de tradição...


Etapas históricas:

1967:

- Yaron começou seus treinamentos com Imi e ele é um dos únicos dez alunos de Imi que receberam dele a faixa preta.

1971:

- No dia 14 de agosto, Yaron se formou no primeiro curso de instrutores realizado pelo Imi com o apoio do Insituto Wingate.
- Yaron recebeu um diploma oficial de instrutor do Instituto Wingate.

1977:

- Yaron recebeu do Imi o Grau de faixa preta. Na verdade, Imi deu a Yaron sua própria faixa preta, e esta está guardada com Yaron até hoje.
- O fundador Imi Lichtenfeld, abriu duas academia:
A primeira, em Netanya, que ele deu ao melhor aluno dele, Eli Avikzar no dia de seu casamento;
A Segunda, em Tel-Aviv, que Imi passo para Yaron.
 - Yaron abriu junto com Imi a Bukan Escola de Krav-Magá, a maior do gênero, com 3.000 alunos e 54 instrutores – um êxito único jamais obtido por outrem em Israel.

1983 – 1984:

- Yaron participou e se formou no curso de instrutores-chefes realizado no Instituto Wingate. Portanto, Yaron é portador de um certificado oficial de treinador-chefe, reconhecido pelo Insituto Wingate e pelo Ministério da educação.

1985:

- No dia 2 de Junho, Yaron recebeu o grau de Faixa Preta 2º  Dan.

1986:

- No dia 24 de agosto, num curso para Dans 1, 2 e 3 que foi ministrado pelo Imi no Insitituto Wingate, Yaron se formou com excelência e ganhou a graduação de 4º Dan.

1988:

- Yaron e Imi lançaram o primeiro livro do Krav-Magá, com 190 páginas, sem alterar ou modificar nenhum movimento ou técnica (como muitos fazem hoje em dia). O livro vendeu dezenas de milhares de exemplares e tornou-se o manual oficial de defesa pessoal do Exército israelense.

- BUKAN – Escola de Krav-Magá foi a primeira a mandar grupos para treinar e ensinar o Krav-Magá fora das fronteiras de Israel.

1990:

- No dia 20 de junho, num treinamento realizado na Escola BUKAN, Imi deu ao Yaron o grau de 6º Dan.
- O Grão Mestre Yaron elaborou e introduziu um projeto único, gigantesco e extremamente sucedido, onde crianças e adolescentes de dezenas de escolas públicas em Israel tiveram, no horário curricular, aulas regulares de Krav-Magá.
- Grão Mestre Yaron foi o primeiro a enviar alunos e instrutores para ministrar aulas e divulgar o Krav-Magá em países como Japão, Austrália, Canadá entre outros países.
- Yaron é o único profissional qualificado pelo Instituto Wingate a formar e diplomar instrutores de Krav-Magá e Defesa Pessoal.

1994:

- Yaron e Imi lançaram o Segundo livro, desta vez com 240 páginas, como matéria complementar do primeiro.
- No dia 1 de agosto, depois de ter observado o profissionalismo do Yaron e tudo que ele fez no intuito de promover o Krav-Magá mundialmente, e com o desejo de preservar o Original Krav-Magá, Imi deu ao Yaron o Grau de Faixa Preta  9º  Dan e o título de Grão Mestre do Krav-Magá no mundo inteiro, além de o nomear como seu único sucessor profissional.

2007:

- Após cinco anos de trabalho, o Grão Mestre Yaron publica “O LIVRO DO KRAV-MAGA – A BÍBLIA”. É a primeira vez que toda a matéria do Krav-Magá aparece numa obra única, no idioma inglês.

Referências:

https://www.kravmaga-bukan.com

O Símbulo da Bukan


Símbolo detalhado do Emblema da Escola

O Símbolo da escola Bukan de Krav-Maga, se define nesse escudo. Como o Krav-Maga nasceu em Israel e sua língua oficial é o Hebraico (ou Hebreu), o símbolo não poderia ser diferente, também está em Hebraico.

No topo do escudo, está em Hebraico o nome Bukan e logo em Seguida está escrito: Escola de Krav-Maga.

Na parte Vermelha envolta da Figura da árvore Bonsai está uma frase do livro Kuzari: “Para aqueles que possuem a sabedoria, o dom e capacidade de entender”. Kuzari é uma famosa obra do escritor medieval judeu Yehuda Halevi. Tal Obra encontra-se dividida em cinco ensaios e é desenvolvida por meio de diálogos entre o rei pagão dos Kazares e um judeu, que é convidado a ensinar a religião Judaica ao rei. Escrito originalmente em árabe, o livro acabou sendo traduzido por numerosos estudiosos e outras línguas, inclusive para o hebraico.

A árvore Bonsai no centro do escudo da Bukan é um símbolo de uma antiga família japonesa de samurais, a Bukan foi autorizada a utilizar o símbolo da árvore, pois as árvores Bonsai vivem por séculos, a intenção é mostrar que a Bukan existirá vários séculos, assim como o Bonsai.

Na parte Inferior do escudo da bukan, esta Rehovot (em hebraico: רְחוֹבוֹת), é uma cidade de Israel onde se encontra a sede da Bukan – escola de Krav-Maga.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kuzari
http://www.kravmaga-bukan.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hebraico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rehovot

A Graduação

A escola Bukan foi fundada no intuito de preservar o caminho original do criador do Krav-Maga, Imi Lichtenfeld. Para alcançar este objetivo, precisamos sempre estudar mais sobre o Krav-Maga. Os instrutores ainda têm o dever de passar todo esse conhecimento para a próxima geração, exatamente da forma que Imi criou. É justamente por isso que Imi determinou, já no ano de 1971, tempos certos de permanência em cada faixa.

Para Alcançar uma nova faixa no Krav-Maga, é necessário completar um número mínimo de horas/aula com o Grão-Mestre Yaron. A intenção é justamente garantir a cada praticante tenha a oportunidade de treinar com o nosso Grão-Mestre, exatamente como ele mesmo aprendeu com Imi, mantendo assim o altíssimo nível da nossa arte marcial em qualquer lugar no mundo. Se nós não preservarmos a nossa arte, ela não existirá mais.

As horas de treino com o Grão-Mestre Yaron podem ser alcançadas em eventos como: Exames de faixa, Eventos anuais, Seminários, Curso de Instrutores. Os tempos de permanência em cada faixa são os períodos recomendados, determinados por Imi, mas podem variar um pouco dependendo das condições.

A seguir, a carga horária exigida de treinamento com o Grão Mestre e a permanência em cada faixa:

- Entre a faixa branca e a faixa amarela: 5 horas;
- Tempo de permanência na branca: 5-6 meses;
- Entre a faixa amarela e a faixa laranja: 10 horas;
- Tempo de permanência na amarela: 8-10 meses;
- Entre a faixa laranja e a faixa verde: 20 horas;
- Tempo de permanência na laranja: 10-12 meses;
- Entre a faixa verde e a faixa azul: 40 horas;
- Tempo de permanência na verde: 12-14 meses;
- Entre a faixa azul e a faixa marrom: 80 horas;
- Tempo de permanência na azul: 12-14 meses;
- Entre a faixa marrom e a faixa preta: 160 horas;
- Tempo de permanência na marrom: 24-28 meses;
- Entre a faixa preta 1° Dan e 2° Dan: 240 horas;
- Tempo de permanência no 1° Dan: 36-40 meses;

A sede da Escola Bukan

A sede da Bukan fica localizada na Rua Luiz Guimarães, 72 - Grajau, Rio de Janeiro - RJ, 20560-150; | Tel: +55 21 25760657

Site oficial:
kravmaga-bukan.com