JavaScript is required

Exercícios nas lesões de Joelho


A importânica do IMC
Autor: Personal Leandro Cesar
Criado: 19/07/2023 - 15:30

Já vimos que lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) são muito comuns!

Aproximadamente 70% dessas lesões, não são por contato direto! A maioria ocorre quando o fêmur roda sobre a perna fixada com o joelho perto da extensão completa durante a cortada, aterrissagem ou parada.

Movimentos velozes, complexos e repetitivos em esportes como basquete, futebol e handebol, facilitam entorses na articulação do joelho e estes podem provocar lesões ligamentares.

Estes movimentos geram grande estresse no LCA, sendo aplicados nas estruturas uma** grande força de tração**.

Entorse de primeiro grau geralmente causam pequenas fissuras nas fibras ligamentares afetando pouco a função do ligamento, ainda não causam frouxidão; o de segundo grau provoca rompimento parcial de fibras ligamentares, já afetam a função da estrutura, demonstrando uma frouxidão ligamentar da ordem de 5 a 10 mm de deslocamento articular; e o de terceiro grau gera ruptura total do ligamento, com frouxidão ligamentar maior de 10 mm de deslocamento articular (Macnicol, 2002).

Entorses mais graves geram lesões ligamentares, uma das lesões mais comuns na articulação do joelho é a lesão do ligamento cruzado anterior com frequência de ocorrência de 5 a 10 vezes maior em relação a lesão de outros ligamentos localizados no joelho (Macnicol, 2002).

O interessante é observar que a carga e a velocidade de execução devem ser respeitados observando o tipo de comprometimento da estruturas envolvidas e o nível de treinamento da pessoa.

Uma lesão de LCA pode ser acompanhada ou não de lesão de outros componentes articulares, tais como, menisco, deslocamento ósseo por luxação (subluxação patelar) ou avulsão óssea por fratura.

Os músculos que podem auxiliar no controle do movimento de extensão do joelho são os complexos dos isquiotibiais (parte posterior da coxa) e do tríceps sural, portanto, estes músculos** também devem ser fortalecidos**.

Outra consideração importante é controlar a velocidade e a amplitude de extensão do joelho de sujeitos com sujeitos com LCA reconstruído (LCAR), para não facilitar, por meio do acionamento súbito do complexo do quadríceps a anteriorização da tíbia.

Confira a seguir alguns exercícios para fortalecer o joelho.

Esses Exercícios podem ser realizados para prevenir tais lesões; para quem já está sentindo dores na região interna do joelho; ou até mesmo quem já realizou uma cirurgia e já estão voltando à rotina.

Exercícios para lesões do joelho:

  1. Contração excêntrica pura na Cadeira Extensora

Uma forma muito eficiente de trabalhar e fortalecer o complexo do quadríceps no movimento é pelo uso do exercício de contração excêntrica pura. Neste o sujeito se posicionará no equipamento de cadeira extensora e fará somente a flexão de joelho resistindo ao peso da máquina. São 3 séries de 10 repetições em cadência lenta por pelo menos duas vezes na semana. A fase de extensão do joelho(fase concêntrica) deverá ser feita de forma passiva, pelo professor ou terapeuta que está acompanhando o cliente na sessão de treino. (SLIDE 2)

A contração excêntrica pura impõe maior sobrecarga ao musculo por favorecer maior quantidade de rompimento de proteínas contrateis no movimento, o que favorece a síntese proteica e o aumento de massa muscular. A área de secção transversa do músculo de sujeitos com LCA reconstruído apresentou hipertrofia muscular após 6 semanas de treino, mostrando a grande eficiência deste protocolo de treino para acelerar a reabilitação funcional do joelho de sujeitos com lesão de LCA pelo fortalecimento do músculo do quadríceps.Além disso, o treino de contração excêntrica pura, favorece a participação e o uso das fibras do tipo II na contração muscular em relação às forças do tipo I, fato que, a longo prazo, otimizará a produção de força potente (Tricoli, 2013).

A capacidade do músculo estender o joelho com mais força (pico de torque extensor) foi verificada por Brasileiro et al (Brasileiro, et al., 2011) após 6 semanas de treino com contração excêntrica pura e progrediu com a melhora até a 12ª semana de treino.

  1. Agachamento

O agachamento é um exercício que visa os músculos inferiores do corpo. Você começa em pé, flexiona os joelhos e os quadris para descer, mantendo a coluna reta. Em seguida, volta à posição inicial, estendendo joelhos e quadris. É importante manter a forma correta e não forçar demais os joelhos.

O agachamento pode ser benéfico para fortalecer os músculos ao redor dos joelhos, mas é importante ter cuidado ao realizar o exercício. Consulte um profissional de Educação Física para avaliar sua condição e obter orientações adequadas sobre como adaptar o agachamento às suas necessidades e limitações.

  1. Exercícios de propriocepção

Pode- se realizar "equilíbrio unipodal", que é um exercício de propriocepção que visa melhorar a estabilidade e consciência corporal.

Para realizá-lo:

  1. Fique em pé com os pés juntos e os braços ao lado do corpo.
  2. Escolha uma perna para iniciar e levante a outra perna do chão, dobrando o joelho e mantendo-a em um ângulo de aproximadamente 90 graus.
  3. Mantenha o olhar fixo em um ponto à sua frente para ajudar no equilíbrio.
  4. Concentre-se em manter a postura ereta e equilibrada, com o peso distribuído uniformemente pelo pé de apoio.
  5. Mantenha a posição por cerca de 30 segundos a 1 minuto, ou pelo tempo que conseguir manter o equilíbrio de forma segura e controlada.

Troque de perna e repita o exercício.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Brasileiro, J.S., et al. 2011. Functional and morphological changes in the quadriceps muscle induced by eccentric training after ACL reconstruction. Revista Brasileira de Fisioterapia. 4, 2011, Vol. 15, 4, pp. 284-290.

Macnicol, Malcolm F. 2002. O joelho com problema. 2. Barueri : Manole, 2002. p. 242.

Tricoli, V. 2013. Papel das ações musculares excêntricas nos ganhos de força e de massa muscular. Revista da Biologia. 11, 2013, Vol. 1, 11, pp. 38-42.